[Escolhendo segundo a vontade de Deus]

 
    A vida é feita de escolhas. A cada dia, temos de lidar com diferentes escolhas diante das mais diversas situações: no ambiente familar, no trabalho, nas relações interpessoais e até na caminhada espiritual. Tais quais sementes, as opções que fazemos hoje definem o amanhã e podem alterar o rumo de toda a vida. E, infelizmente, somos tentadas a escolher mal. Em várias ocasiões não conseguimos lidar com as vontades pessoais e passamos a achar que estamos sendo provadas ou até tentadas pelo Senhor. Confundimos tentação com provação.
    Diante, por exemplo, da possibilidade de ganhos fáceis e ilícitos, a cobiça costuma falar mais alto, levando muitos a cederem ao desejo de conquistar pelo caminho mais curto. A bíblia diz que "os que querem ficar ricos, caem em tentaçção (...), pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (I Tm 6.9-10). Assim, a palavra é clara, ao afirmar que cada um é tentado pelos próprios desejos ruins, pois Deus não tenta ninguém.
    Quando nos deixamos seduzir por vontades contrárias à perfeita vontade de Deus, somos dominados por elas até cedermos ao pecado. O que aconteceu com Eva pode acontecer com qualquer uma de nós. Não devemos dar ouvidos às palavras sutis do inimigo nem contemplar a tentação. Deus não mente: tudo o que Ele diz ser o melhor para nós de fato o é. Provações são circunstâncias preparadas pelo próprio Deus para experimentar-nos na fé e levar-nos a uma comunhão mais profunda com Ele. Por outro lado, tentações são estratégias do inimigo para fazer-nos pecar contra o Criador e afastar-nos de Sua presença gloriosa e da vida plena que Ele nos preparou. Estejamos sempre em oração e vigilantes para não sermos enganadas e atraídas pelas ciladas do inimigo.


(Agenda do Smilinguido 2010)
 
 

[Lembre-se]

 
Lembre-se de que toda tentação nos afasta de Deus ao passo que as provações nos aproximam Dele. Nenhuma tentação edifica.
 
O nosso grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós e não pecou.
Hb 4.15
 
Sempre que você sentir-se seduzido por algo contrário à vontade de Deus, procure afastar-se da fonte da tentação e nem sequer pense no assunto.
Não alimentem pensamentos ou desejos contrários à vontade do Senhor. Os pensamentos ruins geram sentimentos ruins que acabam por levar à prática do pecado.
A oração é uma arma poderosa. Ore sempre antes de tomar qualquer decisão. Assim, estará mais forte para resistir às tentações.
 
Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir a tentação; o difícil mesmo é conseguir.
Mc 14.38
 
Fonte: Agenda do Smilinguido 2010
 
 

[Eva]

Jamais esquecerei o exato momento em que conheci o pecado e que, por um deslize, transformei a história de toda humanidade. Paguei um preço alto demais por ter dado ouvidos àquela astuta criatura e ter-me deixado seduzir pela mentira. Perdi para sempre a inocência e o bem mais precioso que se pode ter: a comunhão plena com o Senhor.
Não havia porque cair na cilada da serpente. Além da beleza inenarrável do Éden, Adão e eu usufruíamos de uma convivência tão harmoniosa com o Deus eterno, que O ouvíamos passear todo dia pelo jardim e vivíamos momentos de pura intimidade com o Criador. Tínhamos muito mais do que precisávamos para viver em plena alegria.
Mas algo terrível e inexplicável aconteceu. Por algum motivo, Adão não estava ao meu lado no momento em que a ouvi. Assim como eu, a serpente encontrava-se perto da árvore do conhecimento do bem o do mal, cujos fruos Deus nos proibira de comer para não morrermos. Porém, a maligna criatura me convenceu do contrário: aquele fruto nos faria ter o conhecimento de Deus! Seduzida por tais palavras, contemplei a árvore e notei que os frutos pareciam saborosos. Foi quando me senti tentada a prová-los, pois desejei conhecer o bem e o mal. Fui fraca e não resisti. Enquanto mastigava, Adão aproximou-se. Querendo dividir o que eu considerava uma descoberta, dei outro fruto ao meu marido, que o comeu sem questionar. Então, tivemos os olhos abertos para o mal e nos sentimos sujos e envergonhados. Tentamos nos esconder do Deus eterno, mas foi em vão. Ele sabia que havíamos pecado: fui enganada pela serpente e Adão desobedeceu ao Senhor ao aceitar o fruto. Fomos expulsos do Éden e recebem,os duras sentenças. Longe do jardim, só nos restava recomeçar a vida, sabendo que nunca mais seríamos os mesmos.

(Agenda do Smilinguido 2010)

[Um reacado para você]

Filha, o meu desejo é que, só de olhar em meus olhos, saibas o que penso e para onde quero te conduzir. Eu a levarei a verdadeira vida. Muitos só se deixam conduzir sob uma mão pesada, como animais que precisam de freios e cabrestos. Mas para ti, filha, reservo o meu olhar, cheio de amor, carinho e graça. O meu amor te protegerá enquanto passarás segura onde outros tropeçaram. Olha para mim e deixa-me guiá-la.
(Conforme Salmo 32.8-10)
(Agenda do Smilinguido 2010)

[Produza uma pérola]

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém?
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas?
Você já sofreu os duros golpes do preconceito?
Já recebeu o troco da indiferença?
Seja uma Ostra!E produza uma pérola!
Pérolas são produtos da dor;
“Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas"
...Resultados da entrada de uma substância estranha ou
indesejável no interior da ostra,
como um parasita ou um grão de areia.
As pérolas são feridas curadas.
Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada NÁCAR.
Quando um grão de areia a penetra, as células do NÁCAR começam a
trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas,
para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola vai se formando.
Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas,
pois a pérola é uma ferida cicatrizada...
Cubra suas mágoas com várias camadas de amor.
Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento.
A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas,
alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e,
portanto, não permitindo que cicatrizem.
Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras Vazias”,
não porque não tenham sido feridas, mas, porque não souberam perdoar,
compreender e transformar a dor em amor.
Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes, fala mais que mil palavras...
Então, produza uma pérola!

[Vontades]

Quando você aprender a desejar a
vontade de DEUS,
todas as suas vontades serão satisfeitas.
 

Dia a Dia com DEUS

08 de fevereiro
Leitura diária da Bíblia: Salmos cap. 21, 22 e 23


Memorize:
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
Salmos cap. 23 vers. 04

O Pastor que não falha 

Certamente o salmo 23 é um dos prediletos de toda a cristandade, pelas promessas que contém. Certamente, você gosta dele. Eu gosto.
Este é um poema sobre o caráter de DEUS. Se queremos saber como Ele age, leiamos este salmo.
Mais que lê-lo, não podemos esquecer que DEUS é o pastor que jamais falha. Lembrar disto é manter a certeza que temos um Pastor perfeito. Isto nos dará todos os elementos que precisamos para caminhar sobre as relvas e sobre as pedras, nas montanhas e nos vales.


O que aprendi hoje: _______________________________________________

Meu Moivo de Oração: _____________________________________________


Senhor,
como é bom saber
que Tu és o meu Pastor,
e que não falha jamais.
O Senhor jamais falhará
em cuidar de mim.
Ovelha Tua sou.
Em nome de Jesus.
Amém.


Extraído do livro "DIA A DIA COM DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA" de Israel Belo de Azevedo.

[Cuide Bem da Sua Vida]

Não se despeça da vida antes do tempo.
 
Despedir-se da vida não quer dizer suicidar-se ou coisa parecida.
 
Significa não dar à vida, ao que ela é, ou pode ser, o que merece.
 
Significa entregar-se a vícios que desgastam o corpo, a mente, a alma.
 
E deixar utilizar os meios de progresso de que dispõe
 
e os valores da verdade, da sabedoria, da paz da alegria, do
 
amor – que são substâncias essenciais de uma bela existência.
 
Preserve a vida, sua essência, sua elevação, dignidade e divindade.
 
A vida lhe dá muito mais quando você a defende e ama.

Reflexão recebida através do grupo "Cuide Bem da Sua Vida"
 
 

[Ser como um lápis]

1º: tu podes fazer grandes coisas, mas não deves esquecer NUNCA que existe uma Mão que guia teus passos.
Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzir-te em direção à Sua vontade.

2º: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado.
Portanto, saibas suportar algumas dores, porque elas te farão uma pessoa melhor.

3º: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

4º: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuides daquilo que acontece dentro de ti.

5º: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saibas que tudo que tu fizeres na vida irá deixar traços, e procures ser consciente de cada ação.

Estou aprendendo a ser lápis...

Portanto, se o nosso interior está sendo bem cuidado, sem dúvida ele refletirá para os que estão ao nosso redor...

(desconheço a autoria)

[Não estamos sozinhos]

Sl 118:17 Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR.

O salmista com certeza passava por um momento de grande tribulação em sua vida, mas guardava consigo a certeza que não iria morrer, mas sim, permancecer firme, confiante que os livramentos do Senhor viriam e assim ele poderia testemunhar suas vitórias.
Como ele deve ter se sentido?
Fraco, cansado, parecendo que não iria mais aguentar tantas lutas, tanta opressão.
Provavelmente pensou que iria morrer,  com todo o peso das tribulações pelas quais passava.
Mas não deixou de acreditar que o Senhor viria com seu livramento.
Davi conhecia o Senhor, e por mais díficil que o Senhor permitisse que sua vida se tornasse, ainda assim O buscava de todo coração, na certeza que algo iria acontecer a seu favor.

Que possamos guardar em nossos corações essa mesma certeza, de que não estamos sozinhos, mas tem alguém lutando ao nosso lado, e esse alguém se chama Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Adriana Lyra - 02/02/2010