[Seja um Discípulo, Não Apenas um Convertido]

Por Ellen Kavanaugh

Sempre me chamou a atenção o fato de que parte da rejeição a JESUS por parte de algumas pessoas nos relatos dos evangelhos nem sempre era que estas pessoas negassem que JESUS era o Messias, mas sim a sua falta de vontade de segui-Lo.

Todos querem aproveitar a colheita, mas poucos querem trabalhar na lavoura. Assim como o jovem rico de Mateus 19:16 que veio a JESUS procurando a vida eterna.
Mas ele não tinha vontade de seguir ou obedecer a JESUS, apesar de certamente confiar que JESUS tinha as respostas. Aquele homem saiu de lá naquele dia sem a vida eterna, e o problema não era o acreditar --- o problema foi a sua rejeição ao que era necessário. Lembre-se de que "Os demônios também acreditam e o pensamento os faz tremer de medo." (Tiago 2:9).

O fato de simplesmente acreditar é diferente de ter fé e não te faz um discípulo. Caso contrário, teríamos que considerar um demônio como discípulo.

Muitos acreditam, mas não dão o passo de fé que é necessário: tornarem-se discípulos!

"Portanto eles serão reconhecidos por seus frutos. Nem todos os que me dizem `SENHOR, SENHOR' entrarão no Reino dos Céus, apenas aqueles que fazem o que o Pai que está no céu deseja. Naquele dia, muitos me dirão `SENHOR, SENHOR! Nós não profetizamos em Seu nome? Nós não expulsamos demônios em Seu nome? Nós não fizemos milagres em Seu nome?' E eu direi a eles `Eu nunca os conheci! Saiam de perto de mim, vocês que praticam a desobediência ao SENHOR.'" Mateus 7:20-23

Estes a quem Ele manda embora pareciam acreditar nEle, mas não eram de fato salvos.

A realidade é que a separação entre fé e obediência é uma idéia moderna. Isto não quer dizer que a obediência sozinha salve (Efésios 2 é bem claro que o que salva é a fé), porém, Tiago deixa bem claro que a fé verdadeira deve necessariamente vir acompanhada da obediência.

Parece bem mais lógico o conceito de que fé e obediência devem sempre andar juntos; o mesmo pode ser dito sobre fazê-Lo o SENHOR da sua vida. A idéia de um `gospel light', que não requer nenhuma mudança ou obediência, é muito confusa.

Muitas Bíblias trazem o final deste versículo como `praticam a iniquidade', mas o fato é que a melhor tradução, quer do grego quer do aramaico, é a de que aqueles a quem JESUS manda se afastar são os que praticam a desobediência aos ensinamentos do SENHOR. Afinal, o pecado nada mais é do que a desobediência à Palavra do SENHOR.

Estas pessoas haviam acreditado em JESUS mas não tomaram o passo seguinte de obediência isto é, o de entregar a sua vida e seguira a vontade do SENHOR.
Parece que se esqueceram de que JESUS disse "Se você me ama, você guardará os meus mandamentos." (João 14:15)

"E outro de seus discípulos disse a ele `SENHOR, primeiro deixe-me ir e enterrar o meu pai." Mateus 8:21

Repare que ele não negou a autoridade de JESUS, apenas disse um "não me incomode agora, eu tenho outras obrigações e te seguirei mais tarde." Pela expressão no hebraico, não há nada que indique o que o pai já havia de fato morrido era como se o homem estivesse dizendo `deixe-me cuidar do meu pai e de suas coisas
quando ele morrer, eu terei mais tempo e te seguirei.'

Pela reação de JESUS, podemos perceber que provavelmente não era apenas o caso de aguardar por um funeral. Compare a atitude do homem com o versículo: "Pois Ele é o nosso SENHOR, e nós somos o povo em Seu pasto, as ovelhas em Seu cuidado. Se HOJE ouvisses a voz dEle" Salmos 95:7

Hoje é o dia a escolha é agora. Vamos percorrer o caminho dEle e não apenas ficar nas palavras. Não fiquemos satisfeitos em apenas acreditar nEle, mas que nós possamos também querer seguí-Lo.