[O meu amado tinha uma vinha!]


“Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil” (Isaías 5:1).


O Amado é Deus. A vinha é Israel (ou o Israel de Deus).


O contexto nos fala que o “Amado” preparou a área (o planeta Terra) e plantou essa vinha: “2. Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas” (Isaías 5:2).


A expectativa do Amado era que a produção fosse agradável, mas foi desagradável.


Por essa causa o Amado tirou a cerca e destruiu a proteção e transformou a vinha em pasto para animais, para ser pisada e tornada um deserto.


Podemos ver isso na criação, quando Deus preparou um jardim (Éden) para o homem e sua mulher e eles foram desobedientes e, expulsos, tiveram que plantar em terras desérticas.


Hoje podemos ser a vinha do Senhor (e o somos, por promessa Dele) se agirmos de forma a agradá-Lo no Seu propósito.


Mas temos que a cada dia nos aprimorar mais na obediência aos mandamentos do Senhor, para que Ele não nos faça como fez a Israel, a menina dos Seus olhos.


Isto fica claro na leitura do restante desse texto: “Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do Senhor; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor” (Isaías 5:7).


Obedecer é melhor que prestar culto (sacrificar).


Tenha um dia de vitórias! 


Deus abençoe sua vida.


Ap. Osvaldo Boccato Bertoni


Nenhum comentário: